O Instituto Comida e Cultura (ICC) lança hoje (11/8) o policy brief “A Hora e a Vez da Educação Alimentar”, que defende a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como política pública estruturante no contexto atual de intensificação das epidemias de obesidade, desnutrição, doenças crônicas não transmissíveis e mudanças climáticas. O lançamento aconteceu durante o Seminário “A Hora e a Vez da EAN”.
O documento apresenta os resultados promissores de um projeto-piloto realizado no município de São Paulo, que formou cerca de 1.200 profissionais da educação em 28 encontros ao longo de dois anos, impactando potencialmente cerca de 100 mil crianças da rede municipal. Os dados evidenciaram aumento médio de 10% no nível de conhecimento dos participantes sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira.
A policy brief também apresenta sete recomendações práticas aos gestores públicos para a implementação efetiva da EAN nas escolas, incluindo formação continuada de educadores, desenvolvimento de materiais de apoio, estímulo a parcerias interinstitucionais e articulação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com outras iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Consulte o material completo: