PROJETOS
O QUE FAZEMOS
O ICC iniciou sua formação de educadores em 2022. A proposta é sensibilizar e preparar educadores como emissários dos conceitos e práticas essenciais para a educação alimentar. Os projetos são implementados por meio de parcerias com prefeituras e outras entidades regionais, com muito diálogo para a adequação ao contexto local.
Utilizamos recursos lúdicos e pedagógicos para resgate da história, cultura e biodiversidade brasileiras no “chão da escola”. Por meio da formação, educadores são encorajados ao debate da educação alimentar e estimulados à prática. Assim, contribuímos para que o tema da alimentação esteja presente nos currículos escolares e demais processos pedagógicos, conforme previsto em lei.
COZINHAS & INFÂNCIAS CIDADES
A primeira turma do Cozinhas e Infâncias Cidades aconteceu em 2022, com educadores de cinco escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. Alcançamos cerca de 100 educadores na ocasião, com potencial de impactar 1.800 estudantes.
Em 2023, a formação ganhou escala e chegou a toda a rede pública de educação infantil do município, numa parceria instituída por Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Comida e Cultura, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio de Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Distribuído em sete módulos, o curso é ministrado durante um semestre letivo, em paralelo à realização de diálogos online entre facilitadoras, educadores e convidados.
Até o momento, a iniciativa em São Paulo alcançou 546 unidades escolares de Educação Infantil (EMEIs e CMEIs), 569 professores e gestores e 33 nutricionistas da CODAE, impactando potencialmente quase 50 mil estudantes (23% do total de alunos da rede infantil). Em 2024, expandimos a formação para as cozinheiras escolares das EMEIs e CMEIs, para que possam trabalhar em conjunto com professores e nutricionistas na educação alimentar em suas escolas.
Parceria:
Apoio:
Parceria:
Apoio:
COZINHAS & INFÂNCIAS TERRITÓRIOS
O Cozinhas e Infâncias Territórios é uma formação que promove a imersão em áreas com grande conexão com os biomas brasileiros. Em 2023, levamos o programa ao Cerrado, na região de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Alcançamos a formação de 40 educadores até o início de 2024, com um alcance de cerca de 1.000 crianças beneficiadas.
Nos territórios, o projeto acontece por meio de uma abordagem centralizada na sociobiodiversidade. No caso do Mato Grosso, traduziu-se na valorização dos saberes e sabores do Cerrado brasileiro.
ADVOCACY
A reconexão com o alimento implica no envolvimento de toda a comunidade escolar, dentro e fora dos muros da escola. Isso representa um grande desafio. Quando falamos de “chão da escola”, estamos falando de algo amplo, diverso e multidisciplinar, assim como é a própria questão alimentar. O processo de aprendizado, portanto, transcende a sala de aula. Ele está na horta, na biblioteca, na cozinha, no pátio de recreio, no refeitório e em casa.
Sendo assim, universal, a educação alimentar pode ser executada em qualquer território escolar, olhando sempre para a realidade local, para a produção de alimentos do município, para aquilo que nasce do bioma. A alimentação adequada e saudável deve ser discutida no ambiente escolar, com ferramentas pedagógicas, e levada às casas de todo o Brasil pelas crianças.
Nós, do Instituto Comida e Cultura, defendemos a educação alimentar desde a primeira infância. E nos juntamos a outras organizações na proposta de políticas, para que todas as instâncias do poder público se mobilizem por esta causa.