Receita Cozinhas e Infâncias: brusqueta de cambuci

25 de março, 2025

O tomate está presente em muitas receitas pelo Brasil afora, desde saladas e vinagretes até molhos e ensopados diversos. Ele é um fruto nativo da América, como explicamos neste artigo do site. Mas queremos propor um passeio pela nossa terra com outra fruta latinoamericana, dessa vez nativa do Brasil: o cambuci.

O cambuci é originário do bioma da Mata Atlântica, com maior incidência no estado de São Paulo. O cambucizeiro pode chegar a oito metros de altura e dá frutos de formato ovóide, que lembram um disco voador, que amadurecem de janeiro a abril. São ligeiramente doces, mas com acidez que faz as vezes do limão em alguns preparos. 

Aqui, sugerimos um delicioso encontro entre duas frutas nativas do nosso continente em uma brusqueta de tomate e cambuci. A receita faz parte do e-book do Programa Cozinhas & Infâncias, disponibilizado para as cozinheiras escolares da rede de ensino infantil cidade de São Paulo, em 2024. O projeto foi uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Confira a receita! 

Brusqueta de tomate e cambuci

Rendimento: mais de 30 porções

Ingredientes

3 unidades de pão italiano fatiado

18 unidades de tomates italianos médios e maduros

6 cambucis frescos

6 dentes de alho

Azeite de oliva

Sal a gosto

150 g de queijo parmesão (pedaço)

1 maço de manjericão fresco

Modo de preparo

Corte um dente de alho ao meio e esfregue em cada fatia de pão italiano. Disponha as fatias em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos. Enquanto isso, pique os tomates, os cambucis e os dentes de alho e junte tudo em uma tigela. Regue com azeite, tempere com sal e misture. Rale o queijo parmesão. Coloque o vinagrete sobre as torradas e cubra com o parmesão ralado. Leve ao forno apenas para gratinar. Acrescente as folhas de manjericão sobre as brusquetas e sirva imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Parte dessa
mudança.