Cozinhas & Infâncias em Sorriso: saiba como foi a nossa jornada no Mato Grosso

29 de agosto, 2025


O dia 19 de agosto de 2025 marcou o início de mais um ciclo formativo do programa “Cozinhas & Infâncias“, que chega ao município de Sorriso (MT) para conectar alimentação, educação e sustentabilidade de forma prática e reflexiva para os profissionais da rede pública de ensino da cidade.

A cozinha do SENAI/Sorriso recebeu professores da educação infantil e ensino fundamental, gestores escolares, coordenadores e nutricionistas da rede para uma experiência que vai além do ambiente tradicional de formação. Durante as atividades práticas, os participantes puderam vivenciar como o ato de cozinhar pode se tornar uma ferramenta pedagógica consistente, por meio da Educação Alimentar e Nutricional. A partir desse primeiro encontro, espera-se que novas possibilidades se abram e que os profissionais participantes percebam o potencial educativo da alimentação.

Durante o encontro, ficou evidente como o alimento pode funcionar como elemento articulador de diversos conhecimentos. A abordagem proposta demonstra às crianças as múltiplas conexões presentes no ato de se alimentar, de maneira acessível e prazerosa.

Valorização dos saberes locais e ancestrais

O diferencial do “Cozinhas & Infâncias” está em sua perspectiva decolonial, que reconhece e valoriza os saberes ancestrais e a diversidade da cultura culinária brasileira. Essa abordagem contribui para que as crianças desenvolvam não apenas práticas alimentares mais conscientes, mas também um maior reconhecimento de sua identidade cultural.

Na abertura em Sorriso, também ficou evidente que os adultos também podem (re)descobrir sabores, preparos e alimentos através das vivências oferecidas pelo Programa. Confira alguns depoimentos:

Um encontro de agendas

Nossa passagem por Sorriso também coincidiu com a realização da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Foi uma oportunidade única de conectar práticas locais com os debates mais amplos sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e os desafios que atravessam o presente.

Na ocasião, Ariela Doctors, cofundadora do Instituto Comida e Cultura, participou trazendo um olhar sobre a urgência de repensar os sistemas alimentares:

“Estamos acompanhando as urgências climáticas e elas se sobrepõem porque isso tudo tem a ver com a maneira com que a gente vem se alimentando e conduzindo sistemas alimentares ao longo da história da humanidade.
Com isso, é mais do que urgente tratar da EAN desde a infância, para que as crianças tenham a possibilidade de se nutrir, seja com o alimento, seja com ideias, com informações.
A nossa missão é formar educadores para que eles levem essa ideia para o chão da escola, para a sala de aula.”
, destacou Ariela.

Experiência prática no primeiro dia do Cozinhas & Infâncias em Sorriso. Foto: Reginaldo de Souza.

Próximos passos do Cozinhas & Infâncias em Sorriso

A formação de 40 horas, que se estende até novembro, visa preparar os profissionais para implementar práticas de educação alimentar em suas escolas. Os participantes desenvolvem competências para transformar os espaços de alimentação escolar em ambientes de aprendizado, beneficiando diretamente as crianças do município.

O programa estrutura-se em sete módulos que abordam desde “O Caminho do Alimento pelo Mundo” até “Comida na Panela”, contemplando aspectos históricos, culturais, sociais e ambientais da alimentação. Essa abordagem integral permite aos educadores uma compreensão ampla das dimensões que envolvem a alimentação.


O programa “Cozinhas & Infâncias” acontece até novembro de 2025, combinando encontros presenciais na cozinha do SENAI/Sorriso com aulas online. A iniciativa resulta da parceria entre Prefeitura de Sorriso, Promotoria, Secretaria de Educação e Instituto Comida e Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Parte dessa
mudança.